Membros

Giovane Fernandes Moreira

Bolsista do grupo GIPAR

E-mail: giovane.fern.m@gmail.com
  • Técnico em Informática (2017);

  • Graduando do curso de bacharelado em Sistemas de Informação pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA);

  • Membro do grupo de pesquisa " Grupo de Inovação e Pesquisa em Automação e Robótica " (GIPAR - IFBA) ;

  • Desenvolve pesquisa voluntária no projeto RUTAS - Robôs para centros Urbanos Turísticos, Autônomos baseados em Semântica.

Projetos

Pesquisa

Desenvolvimento de um sistema de navegação autônomo para uma cadeira de rodas motorizada utilizando rede neural convolutiva

Discente envolvido no projeto: Giovane Fernandes Moreira

Período de desenvolvimento: 2020 a 2021

O objetivo deste projeto de iniciação científica foi desenvolver um sistema de navegação autônomo controlado por uma rede neural convolucional, que evitaria uma colisões através da recondução da cadeira de rodas. Esse projeto visou a inclusão e a igualdade tendo em vista que proporciona a re-inclusão do portador de uma doença motora severa na sociedade. Atualmente as cadeiras de rodas motorizadas não são capazes de calcular e ajudar no percurso, através da tecnologia que foi desenvolvida no projeto, conseguimos através de simulações alcançar nossos objetivos.

Desenvolvimento de um sistema de navegação autônomo usando inteligência artificial e restrições sociais

Discente envolvido no projeto: Giovane Fernandes Moreira

Período de desenvolvimento: 2021 a 2022

O objetivo deste projeto de iniciação científica é desenvolver um sistema de navegação autônomo que seja capaz de considerar restrições sociais. Atualmente a zona proxêmica é um assunto amplamente discutido, nosso intuito é trazer essa abordagem para um sistema de navegação autônomo, sendo assim o modelo robótico que utilizá-lo, será capaz de realizar a navegação autônoma respeitando um espaço privado de uma ou mais pessoas bem como o espaço de outros robôs. Esse estudo, bem como sua implementação, se faz importante por tratar de um tema atual, que é a inserção de robôs de serviço na sociedade através da interação homem e máquina.