Grupo GIPAR

José Alberto Diaz
Fundador

Saiba mais

O GIPAR, Grupo de Inovação e Pesquisa em Automação e Robótica teve sua formação iniciada em 2012. Localizado no departamento de Engenharia Elétrica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia  (IFBA), campus Vitória da Conquista, tem a maioria das suas linhas de pesquisa voltada ao desenvolvimento de sistemas de controle e automação, objetivando a movimentação autônoma de robôs, Veículos Autônomos Não Tripulados (VANTs), automatização de cadeira de rodas e processos industriais.
O grupo desenvolve suas atividades em um laboratório de robótica, controle e automação que conta com robôs habilitados para o desenvolvimento de pesquisas em sistemas de navegação autônoma, além de um protótipo de veículo autônomo não tripulado (SMART CAMARO), um robô manipulador de 7 graus de liberdade (SCORBOT) e atualmente em desenvolvimento uma cadeira de rodas motorizada.
As atividades realizadas pelo grupo de pesquisa têm como objetivo: Desenvolver e implementar projetos que proporcionem às pessoas uma melhor qualidade de vida e inclusão social, bem como novas técnicas e estratégias de controle e automação voltadas para aplicações industriais que permitam o desenvolvimento de novos experimentos práticos e ferramentas de ensino e pesquisa.
As principais áreas envolvidas nas pesquisas são controle de processos, tecnologia assistiva, eletrônica embarcada, inteligência artificial (IA) e mecatrônica.

Os projetos desenvolvidos têm com linhas de pesquisas:

• Competições de robótica: resgate e carros autônomos;

• Aplicações com manipuladores Robóticos;

• Aplicações em automação Industrial e residencial;

• Aplicações de robótica na saúde;

• Sistemas autossustentáveis de energia;

• Desenvolvimento de tecnologias para o bem-estar dos animais;

• Cursos de extensão em robótica e automação.